quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mercado de trabalho em Tecnologia da Informação está em alta na região

Empresas têm vagas sobrando, mas estão com dificuldade de encontrar profissionais qualificados

Quem tem dúvidas sobre qual profissão seguir e gosta de tecnologia, não deve perder tempo. O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) está muito aquecido no Brasil. Para se ter uma idéia, o profissional de TI está entre os dez mais disputados pelos empregadores do país atualmente. Na região de Campinas, a situação não é diferente. As companhias oferecem salários atrativos, têm vagas sobrando, mas têm dificuldade de encontrar profissionais qualificados.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) sedia um dos principais pólos científicos e tecnológicos do Brasil, como a Embrapa, CPqD, Laboratório Nacional de Luz Síncroton, Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Centro de Nanociência e Nanotecnologia César Lattes. Segundo o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da RMC, a região é responsável por 15% da produção científica do Brasil. Algumas das mais importantes universidades do país também estão em Campinas, com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUC-Campinas, Grupo Veris, entre outras, que formam milhares de profissionais na área de TI todos os anos. E esse é um dos motivos que fizeram com que muitas empresas escolhessem a região para implantar suas plantas e montar suas equipes.
A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e outros investimentos previstos para os próximos anos, como o Trem de Alta Velocidade (TAV) estão sendo responsáveis pelo aumento da demanda por profissionais de tecnologia da informação, que estão cada vez mais disputados.
O mito de que a pessoa que trabalha com tecnologia da informação é aquele que fica horas a fio dentro de uma sala em frente ao computador já caiu há muito tempo nas empresas. De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) regional Campinas, Gilberto Sobrinho, a maioria das empresas já investe em um departamento de TI. Nas áreas de atuação, o profissional pode trabalhar em uma companhia de tecnologia de ponta ou de forma terceirizada
Entre as funções que estão mais em falta no mercado de TI atualmente estão o analista de negócios, o consultor de projetos e infraestrutura, arquiteto de sistemas, segurança de informática, consultor SAP, vendedor técnico e analista de banco de dados. Por isso, os empregadores buscam casa vez mais profissionais que tenham conhecimento de negócios e de gestão.
Déficit no mercado
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existe uma carência significativa de profissionais qualificados no setor. Projeções do Observatório Softex apontam, para este ano, um déficit de 71 mil profissionais. Mantendo-se o quadro atual, a falta de profissionais poderá chegar a 200 mil em 2013. Para vencer o desafio de aumentar em 50% o peso relativo do setor de Tecnologia da Informação no PIB, o País precisará incorporar cerca de 750 mil novos profissionais ao mercado. Só para atingir exportações de US$ 20 bilhões por ano, serão necessários 300 mil profissionais, considerando que a cada US$ 1 bilhão exportado é preciso criar 20 mil postos de trabalho. Já no mercado interno, serão necessários outros 450 mil profissionais.
A Brasscom considera esses números são bom desafio para o Brasil, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. A associação apresentou no começo deste mês um estudo sobre as necessidades e oportunidades em TI nas cidades brasileiras que sediarão os eventos esportivos, que devem demandar cerca de R$ 5,7 bilhões de investimentos em tecnologia da informação. 
Segundo a diretoria da Infraestrutura e Convergência Digital da Brasscom, isso exigirá tecnologia de ponta e oferecerá grandes oportunidades para as empresas do setor, mas o país terá de implantar uma infraestrutura robusta e integrada, que suporte este processo.
Qualificação
O item básico para quem pensa em trabalhar com TI é o domínio fluente do inglês. Segundo o diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) regional Campinas, Gilberto Sobrinho, pode parecer óbvio, mas muitos profissionais perdem chances muito interessantes por não falarem o idioma.
Além disso, a qualificação em diferentes áreas relacionadas à tecnologia da informação, como gestão de negócios, é muito valorizada pelas empresas, já que uma das exigências é o conhecimento bastante amplo do assunto. Assim, é possível que o profissional trabalhe em diferentes projetos.
 EPTV.com - Isabela Leite

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Evasão em faculdades de TI é de 82%

A evasão em cursos superiores de educação tecnológica chega a 82%, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

De acordo com a pesquisa, apenas 85 mil estudantes concluem, em média, a faculdade de TI – de um total de 460 mil vagas oferecidas pelas instituições de educação.

As principais razões da evasão, indica Sérgio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom, são a falta de perfil em TI – apenas 11% dos egressos de nível superior são de ciências exatas; na China, o número é de 39%.

Falta de base matemática na escola regular, reflexo do investimento anual em educação por estudante, que é aproximadamente quatro a cinco vezes menor do que a média dos países da OCDE para a educação básica e 20% maior na educação superior, também atrapalha.

Além disso, diz Sgobbi, as expectativas dos estudantes com relação aos cursos não são realistas.

Outro fator é a baixa concorrência de alunos por vaga em cursos de graduação em tecnologia – que foi de 1,22 em 2008. “A seleção dos alunos é diretamente relacionada à concorrência; quanto mais concorrentes, maior o grau de dificuldade para ingressar e melhor a seleção”, reforça Sgobbi.

Conforme a Brasscon, a evasão escolar se reflete diretamente no mercado profissional do setor de TI que, embora empregue atualmente 600 mil pessoas, apresenta déficit de quase 92 mil profissionais para esse ano, de acordo com projeções do Observatório Softex.

Mantendo-se o quadro atual, o déficit pode chegar a 200 mil em 2013. Para alcançar a meta de aumentar em 50% o peso relativo do setor de TI no PIB até 2020, sugere a Brasscon, o país “precisa enfrentar o desafio de formar mão de obra tecnológica e com conhecimento da língua inglesa”.






domingo, 6 de março de 2011

A primeira experiência


Uma das maiores dificuldades que um profissional tem hoje em dia, em qualquer área, é conseguir a primeira experiência no mercado de trabalho. Há alguns anos, na área de TI, isso nem era tão difícil, por causa da escassez de mão-de-obra que imperava naquela época. Bastava ter uma formação mínima, garra e persistência que a oportunidade aparecia.

No entanto, a situação hoje é um pouco diferente, mais parecida com a de outras áreas mais consolidadas. A escassez de mão-de-obra é menor e os projetos de TI, mais pressionados por custos e resultados, demandam profissionais com uma combinação de características que afasta os novatos. Pede-se mais experiência para diminuir os riscos e os custos de gerenciamento. A pressão por resultados também impede que haja tempo para se investir em novos profissionais.

O cenário descrito acima é uma generalização, é claro. Não que as oportunidades estejam faltando para novos profissionais de TI. Elas sempre vão existir, até porque parte das empresas deseja renovar seu quadro funcional. A grande questão é que, atualmente, a competição é muito maior, com uma oferta crescente de profissionais para atender à demanda.

O que podemos fazer?

Para conquistar sua primeira experiência no mercado, o jovem profissional precisa ter três comportamentos e atitudes fundamentais: saber procurar as oportunidades, estar preparado para elas (quando surgirem) e saber criá-las.

A primeira atitude significa ir um pouco além de simplesmente se inscrever em processos de recrutamento e fazer visitas aos sites das empresas e de oportunidades na área. Existe um "algo mais", que é definir a área em que se deseja trabalhar e mapear detalhadamente as empresas e possíveis oportunidades, bem como procurar se relacionar com amigos e colegas que possam levá-lo a estar mais próximo delas.

A outra atitude é estar se preparando. Devemos ter em mente que as empresas não querem mais contratar aquele estagiário de programação em ASP que mal entende do assunto. Ele precisa dominar muito bem a linguagem, até porque em um bom processo de seleção ele será submetido a uma prova prática. Ou seja, quem quer ser um novo profissional da área de TI deve investir bastante na sua formação. Vale lembrar que o principal e mais difícil de se investir é tempo e não dinheiro.

Há várias maneiras de se buscar o aprendizado: livros, sites, cursos etc. Em cada situação, uma é mais indicada do que a outra. Em relação aos cursos, o grande benefício é aprender economizando tempo, ganhando experiência prática e se relacionando com profissionais já atuantes.

Por último, o profissional deve saber criar as oportunidades. Este é um caminho que poderíamos simplesmente chamar de "empreendedorismo", mas talvez esta palavra, longa demais e um pouco desgastada, dificulte o entendimento. Criar uma empresa, com sócios, e procurar criar oportunidades de trabalho é um caminho, porém, não é nada fácil, principalmente para um profissional inexperiente.

Olhe ao seu redor

Mas há formas mais simples de se adquirir experiências de trabalho muito valiosas para uma carreira iniciante: procure um amigo que tenha uma pequena loja ou escritório e se ofereça para criar um site ou um sistema para ele; descubra quais são os sistemas necessários em sua igreja ou clube e mostre sua vontade de fazê-los de graça; faça o mesmo em sua escola, curso, faculdade ou em projetos já existentes, de pessoas que você conheça.

Em todos os casos, não busque a remuneração, mas sim o aprendizado. Em qualquer situação, comporte-se como um profissional, procure atuar o mais corretamente possível, respeitando os clientes e suas necessidades. Avalie seu trabalho com eles e passe a lidar com prazos, como se dependesse disso para receber.

Se você for bem-sucedido nas estratégias que apresentei aqui, esteja certo de que os trabalhos não irão faltar, as oportunidades remuneradas vão continuar surgindo, uma puxando a outra, e em pouco tempo você se verá atuando no mercado. Mas lembre-se que o sucesso vai depender de você estar aberto às oportunidades, preparado para aproveitá-las e trabalhar para aprender e crescer, com muita garra e disposição.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Perspectivas para o mercado de TI

Em 2010, Brasil deverá se tornar o 3. maior mercado de PCs do mundo

2011 tem tudo para ser muito melhor que 2010. Esta é uma opinião compartilhada por quase todos os que trabalham no mercado de tecnologia.
Em 2010, o Brasil deverá assumir de vez o posto de terceiro maior mercado de PCs do mundo, só perdendo para a China e os Estados Unidos. Mas ainda assim, cerca de 100 milhões de brasileiros, ou metade da população de nosso país, começaram o ano sem acesso à internet. Vários trabalhos estão sendo realizados para que esse número se reduza drasticamente em 2010.

2010 também promete ser o ano da mobilidade. A oferta crescente de smartphones, netbooks, notebooks e MIDs – dispositivos móveis de acesso à internet – fará com que o brasileiro esteja sempre a um click da informação.

Já na semana que vem, um anúncio vai ser feito aqui no Olhar Digital. A família Core vai crescer! Fique ligado e saiba o que está a caminho da sua casa!

sábado, 21 de novembro de 2009

METAS - VOCÊ TEM UMA?


Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriado e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo, pois ao contrário, acabará perdendo seu grande amor. O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol á beira da piscina.

A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA

domingo, 23 de agosto de 2009

RESPONDA!!!

01 – Faça uma análise pessoal de sua vida, redigindo uma redação constando seu histórico como estudante e profissional. Destaque como você tem vendido o seu produto, ou seja, suas estratégias de marketing pessoal.

02 – Após o conhecimento da importância do marketing pessoal no mercado de trabalho, como você passará a atuar e quais estratégias serão adotadas para se destacar dos outros profissionais?

03- Você trabalha em uma empresa que presta serviços tecnológicos numa rede de supermercados varejista, como técnico de informática, sabendo que existe um plano de carreira na mesma, quais são os requisitos para você ser um bom líder do seu departamento?

04 – Chegado à liderança, você terá que lidar com pessoas, ou seja, gestão de pessoas, que eram colegas de empresa, porém há alguns que possuem mais tempo de casa e de idade, como você liderará estas pessoas e enfrentará as resistências da equipe?

05 – Pesquise sobre a carreira de TI no Brasil, mercado de trabalho, ofertas de emprego e salário.

O que é Tecnologia da Informação (TI)?

Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação
Informação
A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes...
Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.
Tecnologida da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.
Tome como base o seguinte exemplo: se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17". Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais. Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário.
Veja este outro exemplo: uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor de rede que suporta 500 usuários conectados ao mesmo tempo. Se a empresa não tem expectativa de aumentar seu quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte é o mesmo que comprar um ônibus para uma família de 5 pessoas. Mas o problema não é apenas este. Se este servidor, por alguma razão, parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente atrapalhará as atividades da empresa. Além disso, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos poderão ser acessados externamente ou mesmo um ataque pode ocorrer.
Com os exemplos citados anteriormente, é possível ver o quanto é complicado generalizar o que é TI. Há ainda vários outros aspectos a serem considerados que não foram citados. Por exemplo, a empresa deve saber lidar também com segurança, com disponibilidade, com o uso de sistemas (eles realmente devem fazer o que foi proposto), com tecnologias (qual é a melhor para determinada finalidade), com recursos humanos qualificados, enfim.
A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.