quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Mercado de trabalho em Tecnologia da Informação está em alta na região
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Evasão em faculdades de TI é de 82%
domingo, 6 de março de 2011
A primeira experiência
No entanto, a situação hoje é um pouco diferente, mais parecida com a de outras áreas mais consolidadas. A escassez de mão-de-obra é menor e os projetos de TI, mais pressionados por custos e resultados, demandam profissionais com uma combinação de características que afasta os novatos. Pede-se mais experiência para diminuir os riscos e os custos de gerenciamento. A pressão por resultados também impede que haja tempo para se investir em novos profissionais.
O cenário descrito acima é uma generalização, é claro. Não que as oportunidades estejam faltando para novos profissionais de TI. Elas sempre vão existir, até porque parte das empresas deseja renovar seu quadro funcional. A grande questão é que, atualmente, a competição é muito maior, com uma oferta crescente de profissionais para atender à demanda.
O que podemos fazer?
Para conquistar sua primeira experiência no mercado, o jovem profissional precisa ter três comportamentos e atitudes fundamentais: saber procurar as oportunidades, estar preparado para elas (quando surgirem) e saber criá-las.
A primeira atitude significa ir um pouco além de simplesmente se inscrever em processos de recrutamento e fazer visitas aos sites das empresas e de oportunidades na área. Existe um "algo mais", que é definir a área em que se deseja trabalhar e mapear detalhadamente as empresas e possíveis oportunidades, bem como procurar se relacionar com amigos e colegas que possam levá-lo a estar mais próximo delas.
A outra atitude é estar se preparando. Devemos ter em mente que as empresas não querem mais contratar aquele estagiário de programação em ASP que mal entende do assunto. Ele precisa dominar muito bem a linguagem, até porque em um bom processo de seleção ele será submetido a uma prova prática. Ou seja, quem quer ser um novo profissional da área de TI deve investir bastante na sua formação. Vale lembrar que o principal e mais difícil de se investir é tempo e não dinheiro.
Há várias maneiras de se buscar o aprendizado: livros, sites, cursos etc. Em cada situação, uma é mais indicada do que a outra. Em relação aos cursos, o grande benefício é aprender economizando tempo, ganhando experiência prática e se relacionando com profissionais já atuantes.
Por último, o profissional deve saber criar as oportunidades. Este é um caminho que poderíamos simplesmente chamar de "empreendedorismo", mas talvez esta palavra, longa demais e um pouco desgastada, dificulte o entendimento. Criar uma empresa, com sócios, e procurar criar oportunidades de trabalho é um caminho, porém, não é nada fácil, principalmente para um profissional inexperiente.
Olhe ao seu redor
Mas há formas mais simples de se adquirir experiências de trabalho muito valiosas para uma carreira iniciante: procure um amigo que tenha uma pequena loja ou escritório e se ofereça para criar um site ou um sistema para ele; descubra quais são os sistemas necessários em sua igreja ou clube e mostre sua vontade de fazê-los de graça; faça o mesmo em sua escola, curso, faculdade ou em projetos já existentes, de pessoas que você conheça.
Em todos os casos, não busque a remuneração, mas sim o aprendizado. Em qualquer situação, comporte-se como um profissional, procure atuar o mais corretamente possível, respeitando os clientes e suas necessidades. Avalie seu trabalho com eles e passe a lidar com prazos, como se dependesse disso para receber.
Se você for bem-sucedido nas estratégias que apresentei aqui, esteja certo de que os trabalhos não irão faltar, as oportunidades remuneradas vão continuar surgindo, uma puxando a outra, e em pouco tempo você se verá atuando no mercado. Mas lembre-se que o sucesso vai depender de você estar aberto às oportunidades, preparado para aproveitá-las e trabalhar para aprender e crescer, com muita garra e disposição.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Perspectivas para o mercado de TI
2011 tem tudo para ser muito melhor que 2010. Esta é uma opinião compartilhada por quase todos os que trabalham no mercado de tecnologia.
Em 2010, o Brasil deverá assumir de vez o posto de terceiro maior mercado de PCs do mundo, só perdendo para a China e os Estados Unidos. Mas ainda assim, cerca de 100 milhões de brasileiros, ou metade da população de nosso país, começaram o ano sem acesso à internet. Vários trabalhos estão sendo realizados para que esse número se reduza drasticamente em 2010.
2010 também promete ser o ano da mobilidade. A oferta crescente de smartphones, netbooks, notebooks e MIDs – dispositivos móveis de acesso à internet – fará com que o brasileiro esteja sempre a um click da informação.
Já na semana que vem, um anúncio vai ser feito aqui no Olhar Digital. A família Core vai crescer! Fique ligado e saiba o que está a caminho da sua casa!
sábado, 21 de novembro de 2009
METAS - VOCÊ TEM UMA?
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriado e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo, pois ao contrário, acabará perdendo seu grande amor. O sucesso é construído à noite!
Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol á beira da piscina.
A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA
domingo, 23 de agosto de 2009
RESPONDA!!!
02 – Após o conhecimento da importância do marketing pessoal no mercado de trabalho, como você passará a atuar e quais estratégias serão adotadas para se destacar dos outros profissionais?
03- Você trabalha em uma empresa que presta serviços tecnológicos numa rede de supermercados varejista, como técnico de informática, sabendo que existe um plano de carreira na mesma, quais são os requisitos para você ser um bom líder do seu departamento?
04 – Chegado à liderança, você terá que lidar com pessoas, ou seja, gestão de pessoas, que eram colegas de empresa, porém há alguns que possuem mais tempo de casa e de idade, como você liderará estas pessoas e enfrentará as resistências da equipe?
05 – Pesquise sobre a carreira de TI no Brasil, mercado de trabalho, ofertas de emprego e salário.
O que é Tecnologia da Informação (TI)?
A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes...
Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.
Tome como base o seguinte exemplo: se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17". Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais. Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário.
Veja este outro exemplo: uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor de rede que suporta 500 usuários conectados ao mesmo tempo. Se a empresa não tem expectativa de aumentar seu quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte é o mesmo que comprar um ônibus para uma família de 5 pessoas. Mas o problema não é apenas este. Se este servidor, por alguma razão, parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente atrapalhará as atividades da empresa. Além disso, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos poderão ser acessados externamente ou mesmo um ataque pode ocorrer.
A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.