sexta-feira, 13 de maio de 2011

Evasão em faculdades de TI é de 82%

A evasão em cursos superiores de educação tecnológica chega a 82%, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

De acordo com a pesquisa, apenas 85 mil estudantes concluem, em média, a faculdade de TI – de um total de 460 mil vagas oferecidas pelas instituições de educação.

As principais razões da evasão, indica Sérgio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom, são a falta de perfil em TI – apenas 11% dos egressos de nível superior são de ciências exatas; na China, o número é de 39%.

Falta de base matemática na escola regular, reflexo do investimento anual em educação por estudante, que é aproximadamente quatro a cinco vezes menor do que a média dos países da OCDE para a educação básica e 20% maior na educação superior, também atrapalha.

Além disso, diz Sgobbi, as expectativas dos estudantes com relação aos cursos não são realistas.

Outro fator é a baixa concorrência de alunos por vaga em cursos de graduação em tecnologia – que foi de 1,22 em 2008. “A seleção dos alunos é diretamente relacionada à concorrência; quanto mais concorrentes, maior o grau de dificuldade para ingressar e melhor a seleção”, reforça Sgobbi.

Conforme a Brasscon, a evasão escolar se reflete diretamente no mercado profissional do setor de TI que, embora empregue atualmente 600 mil pessoas, apresenta déficit de quase 92 mil profissionais para esse ano, de acordo com projeções do Observatório Softex.

Mantendo-se o quadro atual, o déficit pode chegar a 200 mil em 2013. Para alcançar a meta de aumentar em 50% o peso relativo do setor de TI no PIB até 2020, sugere a Brasscon, o país “precisa enfrentar o desafio de formar mão de obra tecnológica e com conhecimento da língua inglesa”.






domingo, 6 de março de 2011

A primeira experiência


Uma das maiores dificuldades que um profissional tem hoje em dia, em qualquer área, é conseguir a primeira experiência no mercado de trabalho. Há alguns anos, na área de TI, isso nem era tão difícil, por causa da escassez de mão-de-obra que imperava naquela época. Bastava ter uma formação mínima, garra e persistência que a oportunidade aparecia.

No entanto, a situação hoje é um pouco diferente, mais parecida com a de outras áreas mais consolidadas. A escassez de mão-de-obra é menor e os projetos de TI, mais pressionados por custos e resultados, demandam profissionais com uma combinação de características que afasta os novatos. Pede-se mais experiência para diminuir os riscos e os custos de gerenciamento. A pressão por resultados também impede que haja tempo para se investir em novos profissionais.

O cenário descrito acima é uma generalização, é claro. Não que as oportunidades estejam faltando para novos profissionais de TI. Elas sempre vão existir, até porque parte das empresas deseja renovar seu quadro funcional. A grande questão é que, atualmente, a competição é muito maior, com uma oferta crescente de profissionais para atender à demanda.

O que podemos fazer?

Para conquistar sua primeira experiência no mercado, o jovem profissional precisa ter três comportamentos e atitudes fundamentais: saber procurar as oportunidades, estar preparado para elas (quando surgirem) e saber criá-las.

A primeira atitude significa ir um pouco além de simplesmente se inscrever em processos de recrutamento e fazer visitas aos sites das empresas e de oportunidades na área. Existe um "algo mais", que é definir a área em que se deseja trabalhar e mapear detalhadamente as empresas e possíveis oportunidades, bem como procurar se relacionar com amigos e colegas que possam levá-lo a estar mais próximo delas.

A outra atitude é estar se preparando. Devemos ter em mente que as empresas não querem mais contratar aquele estagiário de programação em ASP que mal entende do assunto. Ele precisa dominar muito bem a linguagem, até porque em um bom processo de seleção ele será submetido a uma prova prática. Ou seja, quem quer ser um novo profissional da área de TI deve investir bastante na sua formação. Vale lembrar que o principal e mais difícil de se investir é tempo e não dinheiro.

Há várias maneiras de se buscar o aprendizado: livros, sites, cursos etc. Em cada situação, uma é mais indicada do que a outra. Em relação aos cursos, o grande benefício é aprender economizando tempo, ganhando experiência prática e se relacionando com profissionais já atuantes.

Por último, o profissional deve saber criar as oportunidades. Este é um caminho que poderíamos simplesmente chamar de "empreendedorismo", mas talvez esta palavra, longa demais e um pouco desgastada, dificulte o entendimento. Criar uma empresa, com sócios, e procurar criar oportunidades de trabalho é um caminho, porém, não é nada fácil, principalmente para um profissional inexperiente.

Olhe ao seu redor

Mas há formas mais simples de se adquirir experiências de trabalho muito valiosas para uma carreira iniciante: procure um amigo que tenha uma pequena loja ou escritório e se ofereça para criar um site ou um sistema para ele; descubra quais são os sistemas necessários em sua igreja ou clube e mostre sua vontade de fazê-los de graça; faça o mesmo em sua escola, curso, faculdade ou em projetos já existentes, de pessoas que você conheça.

Em todos os casos, não busque a remuneração, mas sim o aprendizado. Em qualquer situação, comporte-se como um profissional, procure atuar o mais corretamente possível, respeitando os clientes e suas necessidades. Avalie seu trabalho com eles e passe a lidar com prazos, como se dependesse disso para receber.

Se você for bem-sucedido nas estratégias que apresentei aqui, esteja certo de que os trabalhos não irão faltar, as oportunidades remuneradas vão continuar surgindo, uma puxando a outra, e em pouco tempo você se verá atuando no mercado. Mas lembre-se que o sucesso vai depender de você estar aberto às oportunidades, preparado para aproveitá-las e trabalhar para aprender e crescer, com muita garra e disposição.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Perspectivas para o mercado de TI

Em 2010, Brasil deverá se tornar o 3. maior mercado de PCs do mundo

2011 tem tudo para ser muito melhor que 2010. Esta é uma opinião compartilhada por quase todos os que trabalham no mercado de tecnologia.
Em 2010, o Brasil deverá assumir de vez o posto de terceiro maior mercado de PCs do mundo, só perdendo para a China e os Estados Unidos. Mas ainda assim, cerca de 100 milhões de brasileiros, ou metade da população de nosso país, começaram o ano sem acesso à internet. Vários trabalhos estão sendo realizados para que esse número se reduza drasticamente em 2010.

2010 também promete ser o ano da mobilidade. A oferta crescente de smartphones, netbooks, notebooks e MIDs – dispositivos móveis de acesso à internet – fará com que o brasileiro esteja sempre a um click da informação.

Já na semana que vem, um anúncio vai ser feito aqui no Olhar Digital. A família Core vai crescer! Fique ligado e saiba o que está a caminho da sua casa!

sábado, 21 de novembro de 2009

METAS - VOCÊ TEM UMA?


Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriado e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo, pois ao contrário, acabará perdendo seu grande amor. O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol á beira da piscina.

A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA

domingo, 23 de agosto de 2009

RESPONDA!!!

01 – Faça uma análise pessoal de sua vida, redigindo uma redação constando seu histórico como estudante e profissional. Destaque como você tem vendido o seu produto, ou seja, suas estratégias de marketing pessoal.

02 – Após o conhecimento da importância do marketing pessoal no mercado de trabalho, como você passará a atuar e quais estratégias serão adotadas para se destacar dos outros profissionais?

03- Você trabalha em uma empresa que presta serviços tecnológicos numa rede de supermercados varejista, como técnico de informática, sabendo que existe um plano de carreira na mesma, quais são os requisitos para você ser um bom líder do seu departamento?

04 – Chegado à liderança, você terá que lidar com pessoas, ou seja, gestão de pessoas, que eram colegas de empresa, porém há alguns que possuem mais tempo de casa e de idade, como você liderará estas pessoas e enfrentará as resistências da equipe?

05 – Pesquise sobre a carreira de TI no Brasil, mercado de trabalho, ofertas de emprego e salário.

O que é Tecnologia da Informação (TI)?

Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação
Informação
A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes...
Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.
Tecnologida da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.
Tome como base o seguinte exemplo: se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17". Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais. Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário.
Veja este outro exemplo: uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor de rede que suporta 500 usuários conectados ao mesmo tempo. Se a empresa não tem expectativa de aumentar seu quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte é o mesmo que comprar um ônibus para uma família de 5 pessoas. Mas o problema não é apenas este. Se este servidor, por alguma razão, parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente atrapalhará as atividades da empresa. Além disso, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos poderão ser acessados externamente ou mesmo um ataque pode ocorrer.
Com os exemplos citados anteriormente, é possível ver o quanto é complicado generalizar o que é TI. Há ainda vários outros aspectos a serem considerados que não foram citados. Por exemplo, a empresa deve saber lidar também com segurança, com disponibilidade, com o uso de sistemas (eles realmente devem fazer o que foi proposto), com tecnologias (qual é a melhor para determinada finalidade), com recursos humanos qualificados, enfim.
A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Tecnologia da informação

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

Conceito de Tecnologia da Informação

O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação.
Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.
A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware, etc.
A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.
Pequenas e grandes empresas dependem dela para alcançar maior produtividade e competitividade. Através de passos simples ensinados por empresas do ramo, muitas alcançam sucesso e alavancam maiores rendimentos.
A aplicação, obtenção, processamento, armazenamento e transmissão de dados também são objeto de estudo na TI. O processamento de informação, seja de que tipo for, é uma atividade de importância central nas economias industriais avançadas por estar presente com grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação) introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados a obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial. Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não tem acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.
As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação como: técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas um esquema. Este esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado mas isso não elimina o fato que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias