segunda-feira, 25 de junho de 2012

COPYRIGHT © - O que é Isso?


Você conhece este símbolo ©
Então, muitas pessoas não prestam atenção nele.

Este símbolo, o COPYRIGHT © (que em português significa Direitos Autorais), é órgão internacional que regulamenta toda a área da propriedade intelectual.

Direito autoraldireitos autorais ou direitos de autor são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas. Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes naturezas. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados direitos morais que são os direitos de natureza pessoal e os direitos patrimoniais (direitos de natureza patrimonial) (Fonte Wikipédia)

Vamos ver  isso na prática…

Você sabia que baixar uma música da internet é cometer um crime? Isso mesmo, UM CRIME! Toda vez que uma pessoa ou empresa cria um produto que seja intangível (algo que não pode ser pego ou tocado como, por exemplo, uma música, vídeo ou um software) e resolve vender este produto, ele precisa ser registrado. Isso é para que não haja o caso de alguém alegar que o produto já tinha dono… chamamos de roubo de propriedade intelectual.

Ao registrar o seu produto, os direitos sobre ele serão dados para você. Toda vez que for ele vendido será concedido um royalty (uma porcentagem do valor), para você. Graças aos royalties, muitas pessoas ficam riquíssimas, como   o próprio Bill Gattes, magnata do software WINDOWS™.  Cada cópia do sistema gera um valor que vai para Gattes. Muitos afirmam que esse é um dos métodos mais fáceis para o enriquecimento…

E tem mais se você pensa que quando você instala uma versão pirata do windows... você vai atingir os cofres do Mr.Gates te falo uma coisa nem risca, muito pelo contrario.
Graças aos Royaltes de uso. Quanto mais usuarios estiverem na plataforma Windows não importando se é pirata ou não... Mais os papeis de ações da microsoft sobem e recebem mais investimentos.
Ou seja sendo pirata ou não o tio gates ganha dinheiro.


Lembre-se sempre: É muito importante o registro do trabalho que desenvolver, pois caso chegue em mãos erradas e alguém registre, será impossível perante a lei você provar que o produto foi uma ideia sua.

Existem diversas empresas que executam esse tipo de reconhecimento. Você pode incluir seus direitos autorais em web site, script, programa, livro, poema, logotipo, design, modelo, desenho, música, criação, invenção, documento, brochura, publicidade, letra de canção, fórmula, fotografias, jogos... 
copyright.br.com e uma destas empresas confira.

curiosidades:
Em computadores pessoais (Windows e Linux), o símbolo de Copyright (©) é obtido pela digitação do código 184 enquanto se mantém premida a tecla Alt (Alt+184). Alguns editores de texto (Microsoft Word, etc.) e outros programas com opções de auto-correção convertem automaticamente em "©" o texto "(C)" (abre-parêntesis, "C" maiúsculo ou minúsculo e fecha-parêntesis).
Em computadores Mac, o símbolo "©" é conseguido com a combinação Option+G.
O código Unicode é U+00A9. Em páginas HTML (não expressamente indicadas como Unicode) é recomendada a forma "©".
Para mais informações sobre o símbolo, consulte ©.

Um comentário: