domingo, 6 de março de 2011

A primeira experiência


Uma das maiores dificuldades que um profissional tem hoje em dia, em qualquer área, é conseguir a primeira experiência no mercado de trabalho. Há alguns anos, na área de TI, isso nem era tão difícil, por causa da escassez de mão-de-obra que imperava naquela época. Bastava ter uma formação mínima, garra e persistência que a oportunidade aparecia.

No entanto, a situação hoje é um pouco diferente, mais parecida com a de outras áreas mais consolidadas. A escassez de mão-de-obra é menor e os projetos de TI, mais pressionados por custos e resultados, demandam profissionais com uma combinação de características que afasta os novatos. Pede-se mais experiência para diminuir os riscos e os custos de gerenciamento. A pressão por resultados também impede que haja tempo para se investir em novos profissionais.

O cenário descrito acima é uma generalização, é claro. Não que as oportunidades estejam faltando para novos profissionais de TI. Elas sempre vão existir, até porque parte das empresas deseja renovar seu quadro funcional. A grande questão é que, atualmente, a competição é muito maior, com uma oferta crescente de profissionais para atender à demanda.

O que podemos fazer?

Para conquistar sua primeira experiência no mercado, o jovem profissional precisa ter três comportamentos e atitudes fundamentais: saber procurar as oportunidades, estar preparado para elas (quando surgirem) e saber criá-las.

A primeira atitude significa ir um pouco além de simplesmente se inscrever em processos de recrutamento e fazer visitas aos sites das empresas e de oportunidades na área. Existe um "algo mais", que é definir a área em que se deseja trabalhar e mapear detalhadamente as empresas e possíveis oportunidades, bem como procurar se relacionar com amigos e colegas que possam levá-lo a estar mais próximo delas.

A outra atitude é estar se preparando. Devemos ter em mente que as empresas não querem mais contratar aquele estagiário de programação em ASP que mal entende do assunto. Ele precisa dominar muito bem a linguagem, até porque em um bom processo de seleção ele será submetido a uma prova prática. Ou seja, quem quer ser um novo profissional da área de TI deve investir bastante na sua formação. Vale lembrar que o principal e mais difícil de se investir é tempo e não dinheiro.

Há várias maneiras de se buscar o aprendizado: livros, sites, cursos etc. Em cada situação, uma é mais indicada do que a outra. Em relação aos cursos, o grande benefício é aprender economizando tempo, ganhando experiência prática e se relacionando com profissionais já atuantes.

Por último, o profissional deve saber criar as oportunidades. Este é um caminho que poderíamos simplesmente chamar de "empreendedorismo", mas talvez esta palavra, longa demais e um pouco desgastada, dificulte o entendimento. Criar uma empresa, com sócios, e procurar criar oportunidades de trabalho é um caminho, porém, não é nada fácil, principalmente para um profissional inexperiente.

Olhe ao seu redor

Mas há formas mais simples de se adquirir experiências de trabalho muito valiosas para uma carreira iniciante: procure um amigo que tenha uma pequena loja ou escritório e se ofereça para criar um site ou um sistema para ele; descubra quais são os sistemas necessários em sua igreja ou clube e mostre sua vontade de fazê-los de graça; faça o mesmo em sua escola, curso, faculdade ou em projetos já existentes, de pessoas que você conheça.

Em todos os casos, não busque a remuneração, mas sim o aprendizado. Em qualquer situação, comporte-se como um profissional, procure atuar o mais corretamente possível, respeitando os clientes e suas necessidades. Avalie seu trabalho com eles e passe a lidar com prazos, como se dependesse disso para receber.

Se você for bem-sucedido nas estratégias que apresentei aqui, esteja certo de que os trabalhos não irão faltar, as oportunidades remuneradas vão continuar surgindo, uma puxando a outra, e em pouco tempo você se verá atuando no mercado. Mas lembre-se que o sucesso vai depender de você estar aberto às oportunidades, preparado para aproveitá-las e trabalhar para aprender e crescer, com muita garra e disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário